segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Reeducando e dialogando

Em artigos anteriores, dissertando sobre a atuação de Lideranças, ventilamos a possibilidade do se instituir umaLiderança abstrata mais atuante” no seio de uma pequena comunidade, bairro, cidade ou mesmo no contexto da Sociedade no geral.

Esta proposta revolucionária e factual, se sobrepõe com muita propriedade aos conceitos mágicos e cabalísticos das ideologias moribundas e, aos credos e preceitos das religiões em decadência e a Cultura em destroços no país. Haja vista, que nas comunidades, bairros, favelas, periferias das urbes e até nos ermos dos sertões a credibilidade de padres, pastores, pai de santos e políticos está ao rés do chão assim como, de Lideranças frívolas, compromissadas com ideologias e facções religiosas.

Em termos gerais, o Povo descendente brasileiro” composto pelas Classes sociais nativas” e “oriundas”, não vê como bons olhos a governabilidade do país, pois não são atendidos em seus pleitos, bem como o seu acesso aos bens materiais e imateriais” da nação não lhes é consentido. Como elas não são harmônicas, as Instituições Setoriais (Governo, Iniciativa privada. Organismos sem fins lucrativos e Lideranças pífias), manipulam as questões pontuais de acordo com seus interesses.

Embora seus pleitos e interesses sejam os mesmos, a repulsa e um ressentimento mordaz existe entre as Classes sociais nativas” e “oriundas”Mesmo que isso seja acobertado por sorrisos cínicos e abraços acalorados. Posturas sociais simples e práticas, pois não ensejam questões ou disputas entre grupos, ou pessoas.

No breve ontem” o Acerto de contas” iniciou a sua jornada.No instável hoje”caminhando em direção a um novo amanhecer”, pisa e destroça qualquer obstáculo que esteja à sua frente. Isso, enseja múltiplas transições em todos os setores de atividades no mundo, assim como no relacionamento entre nações e entre Seres humanos.

Os acontecimentos que estão solapando muitas nações no Primeiro mundo, não podem ser analisados pela ótica de pressupostas profecias religiosas. Elaboradas a partir da soma de ações do ontem” que naturalmente se desdobram em resultados noamanhã”. Esse, é o segredo de magos e profetas, guardado no abscôndito dos dissimulados recintos das religiões e seitas herméticas e que nunca foram explicados ou revelados a Sociedade.

Considerando o hoje” há de se convir que os acontecimentos desastrosos são oriundos de desavenças passadas, não sanadas, nas áreas da economia, do comércio, da política, das questões territoriais e até nos litígios religiosos e étnicos. Por isso, o mapa geopolítico, praticamente se modifica semanalmente, afetando as densidades demográficas, principalmente na Europa e na Ásia menor.

Levas e levas de pessoas da Classe baixa, da Classe media e até dos ricos, notadamente na Europa, se deslocam para lá e para cá em procura de asilo. Como no continente europeu e até mesmo na América do Norte tais metas são duvidosas e até mesmo improváveis. Isso enseja que Correntes migratórias em direção a América do Sul, a cada dia se avolumem.

Visto isto, se dar como certo que um número considerável de europeus vítimas das passadas impiedosas doAcerto de contas”, imigrarão de seus países paulatinamente. Sendo que; os que escolherem o Brasil como novo lar, engrossarão as alas dos imigrantes e suas descendências oriundas”, pois, por questões das políticas humanitárias que o Brasil desenvolve, encontrarão apoio da Governabilidade do país, tanto como de seus parentes e conterrâneos étnicos.

O que se tem em vista a repassar a Professores(as) e Pais e Mães, é que o Ser humano atenha aos fatos. Liderança ou não, esteja atento ao caminhar desta incrível Forma consciênciaAcerto de contas”. Seguindo seus passos, seguro(a), organize seu Mundo interior e particular e se compenetre que deve participar da organização do Mundo externo onde o seu está inserido. Seja, sua comunidade, seu grupo ou seu país.

Neste ponto ou momento virtual, com características sobremaneira concretas, deve entrar em cena asLideranças abstratas mais atuantes.

Mais onde encontrar estas lideranças? Quem são estas lideranças? Quem tem competência para ser uma Liderança em potencial? Como estas Lideranças poderão agir e interagir no seio da Sociedade? Qual a meta ou metas prioritárias para se executar e, qual objetivo principal a alcançar?

Pode ser que se encontre no seio de um grupo ou comunidade, umaLiderança abstrata mais atuante” consciente de suas ações. Isto é improvável de acontecer. Mais talvez possamos encontrar alguma que esteja agindo inconscientemente, obedecendo aos estímulos mento psíquicos inteligíveis de seu coração, de seu amor e de sua mente inquiridora.

No entanto, é no recinto das Escolas que podemos encontrar as Lideranças abstratas que podem ser mais que atuantes, mais inconscientes ou descrentes de suas competências no optar por exercer uma Liderança.

Está claro que o Professor(a) no exercício de suas atribuições profissionais, pode atuar como uma Liderança abstrata atuante” instruindo, incentivando, aconselhando, demonstrando, propondo, explicando e se posicionando solidária com os pleitos e expectativas de Pais e Mães e da Comunidade. Sem, no entanto, se indispor com seus superiores ou com o Sistema educacional e suas leis, normas, regras e estatutos.

Estas ações são impraticáveis na sala de aula. Mais em diálogos a sós com Pais e Mães, numa reunião social, o docente pode se sobrepor a Matrzi e a Grade Curricular em vigência e até mesmo a nova Base Nacional Comum Curricular ou aos conceitos e preceitos didáticos pedagógicos impostos pelo Sistema.

A mente e o coração de Pais e Mães são solos férteis e disponíveis. Não se faz necessário arar, basta semear a roça e espargi-la com os sentimentos de unidade pátria, de família e da responsabilidade de todos em objetivar um futuro plausível, para a Descendência brasileira” constituídas das Classes sociais Nativas” e “Oriundas”.

Esteja decerto que: a inépcia dos inaptos e ineptos na Governabilidade do país, o descaso das Instituições setoriais, dos políticos apátridas e das lideranças pífias é uma incômoda realidade que afronta mentes e corações.

Mas, apesar disso, as estrelas ainda estando a pirilampar no escuro azul do céu, o vaqueiro ordenha a vaca no curral. O sol despontando no horizonte, observa admirado, o lavrador chochando os canteiros de sua roça.

Nas urbes, os apitos das indústrias chamam os operários para enfrentar as azáfamas do dia e nas periferias, favelas, morros sem posse e até nos ermos dos sertões o Docente se prepara para instruir  jovens que no amanhã, administrarão a Descendência brasileira”.

Reeducar as Classes sociais “Nativas” é um dever. Dialogar com as Classes sociais “Oriundas” muito proveitoso será”.

Tupã omogaraiba, yavvé ara catú omehê peeme!

(Deus vos abençoe e vos dê também tempos felizes)


Independência ou Sorte