quinta-feira, 28 de maio de 2015

A sucuri dorme III

Por JB da Silva
No Século XIX a construção de Ferrovias fez com que D.Pedro II se preocupasse com a Reforma Agrária, o deslanche da educação, da cultura, do desenvolvimento em todos os níveis mais não teve sucesso pois suas palavras não sensibilizaram os políticos e muito menos a Elite Brasileira. A resposta que lhe deram foi a deposição.
A possível construção da Ferrovia Transcontinental vem ressuscitar as apreensões de D. Pedro II. Mais estamos em outra época e diferenciada daquele período, temos a informação batendo à nossa porta diariamente. Logo não há desculpas nem desconhecimento de causa.
Aquilo que temos de fazer desde o mais humilde sertanejo ao Senador da República é que temos de nos conscientizar que temos potencial humano mais do que habilitado para promover as mudanças que se fazem necessárias. No entanto a maior responsabilidade destas mudanças estão nas mãos de políticos, professores e dos empresários nacionais.
Aos políticos cabe enxugar as leis, normas e regras e atualizá-las em prol do bem comum e em defesa dos interesses pátrios.
Aos professores (as) compete o soerguimento de nossa Cidadania tão fragilizada. Instruindo, ensinando, explicando e fomentando o interesse pelas coisas do Brasil.
Aos empresários compete o acreditar na potencialidade dos profissionais brasileiros desde o modesto serviçal aos mais importante executivo.
As mudanças ou reformas que farão com que o Brasil esteja apto para enfrentar qualquer situação de risco a nível nacional e internacional, terão que estar assentadas numa política séria e desprovida de contendas ideológicas e de uma Educação de amplo espectro, universalista e acessível ao cidadão comum que permitirá ao País o domínio de novas tecnologias e conhecimentos.
Tanto a política, como a educação e o empreendedorismo consciente, são os embasamentos com os quais se poderá construir um Brasil sólido e independente.
A nível de política o que podemos fazer é expurgar políticos corruptos e corruptores utilizando para isso a Ciência Aieme.
O Parlamento no Império era uma escola de estadistas, na república uma praça de negócios. ( Rui Barbosa)
Amargas e atuais palavras.
Rui Barbosa foi um dos organizadores da República e coautor da Constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais.
Em uma viagem a Paris se encontra com D.Pedro II e lacônico disse:
Majestade, me perdoe, eu não sabia que a República era isso” (Rui Barbosa).
Não tem sentido menosprezar a sua memória pois o desgosto por ter fundado a República o fez padecer até a morte. Afinal ele é um brasileiro e sonhou com uma República com áureas de Império. Com toda a certeza; ele queria o melhor para o Brasil.
A ONU determina as políticas de Educação na América Latina e na África Subsaariana através do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e de sua agência de contatos governamentais a ONG-ORUS que era presidida ou ainda é pelo filósofo francês douto em Epistemologia Edgar Morin (ou Edgar Nahoum -judeu sefardita e sionista) e que veio discutir e impor novos rumos da Educação Brasileira ao Governo Lula propondo ações nada agradáveis para professores e alunos como a transformação das Universidades em empresas de mercado extinguindo assim a gratuidade Universitária e o investimento do Governo nas mesmas.
A Epistemologia, Teoria do Conhecimento ou Gnosiologia é o ramo da Filosofia que trata da natureza, etapas e limites do conhecimento humano e embasa as diretrizes de Educação impostas a América Latina e a África e é fruto dos raciocínios e propostas feitas por filósofos do Primeiro Mundo sobre o conhecimento do “ saber como” e o conhecimento do“ saber que” ou seja, a nível de Educação e Cultura e em sendo assim é uma Doutrina pois sua aplicação vai interferir no destino da Nação alvo através da escola e da universidade na Educação, Cultura, Política, Economia, Governabilidade e Desenvolvimento Social a partir de planos, programas, metas e objetivos a serem alcançados pelos seus mentores ou articuladores.
A nível de América Latina e África tais planos, programas, metas e objetivos são eminentemente COLONIALISTAS.
SABER QUE” - O Conhecimento Proposicional que submete, delibera, determina e impõe no caso, o conteúdo pedagógico e didático
A Conjução QUE é COMPARATIVA, FINAL E INTEGRANTE e nos indica na frase que o Conhecimento proposto foi submetido a comparações e deliberou-se determinar a sua imposição.
SABER COMO”- O Conhecimento por familiaridade que vulgariza, habitua ou acostuma o professor e o aluno ao conhecimento imposto.
A Conjunção COMO é COMPARATIVA e CAUSAL MAIS TAMBÉM É CONFORMATIVA e nos indica na frase que o Conhecimento ofertado “visto que” foi deliberado, impõe que só resta a professores e alunos se adequarem ao mesmo.
Tal Doutrina, somatório de subliminares armas que embasam as propostas educacionais com as quais a ONU, FMI e o Banco Mundial destroçam a Educação e a Cultura na África e na América Latina cujo resultado é a desestabilização social, política, administrativa e econômica da Nação objeto e alvo. Logo, qualquer Doutrina que embase a Educação e a Cultura que tenha origem no Primeiro Mundo não é compatível com o Pensamento, com a Mente e com o Coração do Brasileiro.
Em sendo assim, pelo menos a nível de Brasil, teríamos de ter em mãos uma Doutrina que nos permitisse enfrentar em igualdade de condições a Doutrina de além mar a nós imposta desde os meados do Seculo XX quando em 2/12/1961 foi sancionada a Lei de Diretrizes e Bases como a Lei n°4.024 que veio efetivamente destroçar a já fragilizada Escola Pública Brasileira pois nesta data ficou determinado por Lei que 30% das verbas de educação seriam destinadas a iniciativa privada.
De lá para cá, a Escola Pública Brasileira nunca conseguiu alcançar um equilíbrio aceitável.
A Doutrina ideal teria que ter um amplo espectro nas áreas de educação, cultura, política, economia, organização social e até mesmo religiosidade e teria de nos dar algo mais do “SABER QUE” ou do “SABER COMO”. isto é, indo fundo muito além dos conceitos e preceitos Epistemológicos nos dando respostas sobre os “PORQUÊS DO SABER QUE” os “PORQUÊS DO SABER COMO” e “O SABER QUE É DOS PORQUÊS” e o “SABER COMO É DOS PORQUÊS. Mais será que esta Doutrina existe?
Existe e ela é capaz de nos dar uma explicação abalizada tanto do Conhecimento Proposicional, do Conhecimento por Familiaridade e de analisar e descrever o que é a Epistemologia e esta Doutrina é a Ciência Oaieme que exsuda a mais pura Brasilidade.
O Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) se constitui do Plano Municipal de Educação respaldado por um Caderno de Orientações e 20 Metas a serem alcançadas. Os trabalhos já se iniciaram mais somente três estados sancionaram leis a respeito; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão.
O Plano é excelente mais necessita da seriedade política e administrativa das partes envolvidas a nível municipal, estadual e federal para que se torne factível ainda mais que; não sabemos o teor e forma do Conteúdo Pedagógico e Didático que virá embutido no Plano..
Quando se fala em Verbas para Educação a Midia e o Governo não explicam ao cidadão comum que a gordura da verba é utilizada para pagamento de fornecedores de alimentos, materiais, prestadores de serviços e outras despesas. Sem se falar nos desvios de materiais, fraudes de licitação e outras mazelas próprias do Estado Democrático. Desde o Segundo Império e isto desgostava o Imperador D Pedro II, os políticos teimam em restringir as verbas para educação.
Ou nos libertamos do colonialismo cultural e econômico do Primeiro Mundo ou continuaremos a ser por nossa incompetência colonizados pois só podem decidir sobre nosso futuro os Políticos, os Educadores e os Empresários nacionais.
Em sendo assim, o Brasil para enfrentar os desafios do Momento Presente, se igualar as Nações mais desenvolvidas, promover a justiça social e garantir um Futuro para novas gerações, terá por defesa de nossa Cidadania, resguardar as instituições brasileiras de pequeno, médio e maior porte geradoras incontestes de posto de serviço e salários, fortificar o mercado interno, investir na pesquisa, na produtividade e distribuição de nossos produtos e DOBRAR OS INVESTIMENTOS EM PROFESSORES, ALUNOS, EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS MAIS DENTRO DA SALA DE AULA.
“”Se a luz do conhecimento convencional não alumiar o que está no abscôndito, use a Ciência Oaieme e o verá”.
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A sucuri dorme mais precisa abrir o ôlho, pois gorda presa está bem a sua frente; O Dragão Chinês.
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**** O olho que dizem que tudo vê, olha o Mundo e não me enxerga pois no Ontem não era, no Hoje não é e no Amanhã nunca será. No entanto Eu olho o Mundo e o olho que dizem que tudo vê: Eu o vejo e o enxergo pois no Ontem Eu era, no Hoje Eu sou e no Amanhã sempre serei porquê na Eternidade das Eternidades, Sou Um de D*E*U*S*.

**** Eu vim, vi e venci e nem “eles” me viram nem tu me viste.
**** Um abraço a todos, até o próximo artigo e Inté.
**** Independência ou Sorte. O Aedo do Sertão

**** Fim.