Por
JB da Silva
No
Século XIX a construção de Ferrovias fez com que D.Pedro II se
preocupasse com a Reforma Agrária, o deslanche da educação, da
cultura, do desenvolvimento em todos os níveis mais não teve
sucesso pois suas palavras não sensibilizaram os políticos e muito
menos a Elite Brasileira. A resposta que lhe deram foi a deposição.
A
possível construção da Ferrovia Transcontinental vem ressuscitar
as apreensões
de D. Pedro II.
Mais estamos em outra época e diferenciada daquele período, temos a
informação batendo à nossa porta diariamente.
Logo não há desculpas nem desconhecimento de causa.
Aquilo
que temos de fazer desde o mais humilde sertanejo ao Senador da
República é que temos de nos conscientizar que temos potencial
humano mais do que habilitado
para promover as mudanças que se fazem necessárias. No entanto a
maior responsabilidade destas mudanças estão nas mãos de
políticos, professores e
dos empresários nacionais.
Aos
políticos cabe enxugar as leis, normas e regras e atualizá-las em
prol do bem comum e em defesa dos interesses pátrios.
Aos
professores (as) compete o soerguimento de nossa Cidadania tão
fragilizada. Instruindo, ensinando, explicando e fomentando o
interesse pelas coisas do Brasil.
Aos
empresários compete o acreditar na potencialidade dos profissionais
brasileiros desde o modesto serviçal aos mais importante executivo.
As
mudanças ou reformas que farão com que o Brasil esteja apto para
enfrentar qualquer situação de risco a nível nacional e
internacional, terão que estar assentadas numa política séria e
desprovida de contendas ideológicas e de uma Educação de amplo
espectro, universalista e acessível ao cidadão comum que permitirá
ao País o domínio de novas tecnologias e conhecimentos.
Tanto
a política, como a educação e
o empreendedorismo consciente, são
os embasamentos com os quais se
poderá
construir um Brasil sólido e independente.
A
nível de política o que podemos fazer é expurgar políticos
corruptos e corruptores utilizando para isso a Ciência Aieme.
O
Parlamento no Império era uma escola de estadistas, na república
uma praça de negócios. ( Rui Barbosa)
Amargas
e atuais palavras.
Rui
Barbosa foi um dos organizadores da República e coautor da
Constituição da Primeira República juntamente com Prudente de
Morais.
Em
uma viagem a Paris se encontra com D.Pedro II e lacônico disse:
“Majestade,
me perdoe, eu não
sabia
que a República era isso” (Rui
Barbosa).
Não
tem sentido menosprezar a sua memória pois o desgosto por ter
fundado a República o fez padecer até a morte. Afinal ele é um
brasileiro e sonhou com uma República com áureas de Império. Com
toda a certeza; ele queria o melhor para o Brasil.
A
ONU determina as políticas de Educação na América Latina e na
África Subsaariana através do Fundo Monetário
Internacional, do Banco Mundial e de sua agência de contatos
governamentais a ONG-ORUS que era presidida ou ainda é pelo filósofo
francês douto em Epistemologia Edgar
Morin (ou Edgar Nahoum -judeu sefardita
e sionista) e que veio discutir e impor novos rumos da Educação
Brasileira ao Governo Lula propondo ações nada agradáveis para
professores e alunos como a transformação das Universidades em
empresas de mercado extinguindo
assim a gratuidade Universitária
e o investimento do Governo nas mesmas.
A Epistemologia, Teoria do Conhecimento ou Gnosiologia é
o ramo da Filosofia que trata da natureza, etapas e limites do
conhecimento humano e embasa as diretrizes de Educação impostas a
América
Latina e a África
e é fruto dos raciocínios e propostas feitas por filósofos do
Primeiro Mundo sobre o conhecimento do “
saber como”
e o conhecimento do“
saber que”
ou seja, a nível de Educação e Cultura e em sendo assim é uma
Doutrina pois sua aplicação vai interferir no destino da Nação
alvo através da escola e da universidade na Educação, Cultura,
Política, Economia, Governabilidade e Desenvolvimento Social a
partir de planos, programas, metas e objetivos a serem alcançados
pelos seus mentores ou articuladores.
A
nível de América Latina e África tais planos, programas, metas e
objetivos são eminentemente COLONIALISTAS.
“SABER
QUE”
- O Conhecimento Proposicional que submete, delibera, determina e
impõe no caso, o conteúdo
pedagógico e didático
A
Conjução QUE é COMPARATIVA, FINAL E INTEGRANTE
e nos indica na frase que o Conhecimento proposto foi submetido a
comparações e deliberou-se determinar a sua imposição.
“SABER
COMO”-
O Conhecimento por familiaridade que vulgariza, habitua ou acostuma o
professor e o aluno ao conhecimento imposto.
A
Conjunção
COMO
é COMPARATIVA e CAUSAL MAIS TAMBÉM É CONFORMATIVA e nos indica na
frase que o Conhecimento ofertado “visto
que”
foi deliberado, impõe que só resta a professores e alunos se
adequarem ao mesmo.
Tal
Doutrina, somatório de subliminares armas que embasam as propostas
educacionais com as quais a ONU, FMI e o Banco Mundial destroçam a
Educação e a Cultura na África e na América Latina cujo resultado
é a desestabilização social, política, administrativa e econômica
da Nação objeto e alvo. Logo, qualquer Doutrina que embase a
Educação e a Cultura que tenha origem no Primeiro Mundo não é
compatível com o Pensamento, com a Mente e com o Coração do
Brasileiro.
Em
sendo assim, pelo menos a nível de Brasil, teríamos de ter em mãos
uma Doutrina que nos permitisse enfrentar em igualdade de condições
a Doutrina de além mar a nós imposta desde os meados do Seculo XX
quando em 2/12/1961 foi sancionada a Lei de Diretrizes e Bases como a
Lei n°4.024 que veio efetivamente destroçar a já fragilizada
Escola Pública Brasileira pois nesta data ficou determinado por Lei
que 30% das verbas de educação seriam destinadas a iniciativa
privada.
De
lá para cá, a Escola Pública Brasileira nunca conseguiu alcançar
um equilíbrio
aceitável.
A
Doutrina ideal teria que ter um amplo espectro nas áreas
de educação, cultura, política, economia, organização social e
até mesmo religiosidade e teria de nos dar algo mais do “SABER
QUE”
ou do “SABER
COMO”. isto
é, indo fundo muito além dos conceitos e preceitos Epistemológicos
nos dando respostas sobre os “PORQUÊS DO SABER QUE” os “PORQUÊS
DO SABER COMO” e “O SABER QUE É DOS PORQUÊS” e o “SABER
COMO É DOS PORQUÊS.
Mais será que esta Doutrina existe?
Existe
e ela é capaz de nos dar uma explicação abalizada tanto do
Conhecimento Proposicional, do Conhecimento por Familiaridade e de
analisar e descrever o que é a Epistemologia e esta
Doutrina é a Ciência Oaieme que exsuda a mais pura Brasilidade.
O Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)
se constitui
do Plano Municipal de Educação respaldado por um Caderno
de Orientações e
20 Metas a serem alcançadas. Os trabalhos já se iniciaram mais
somente três estados sancionaram leis a respeito; Mato Grosso, Mato
Grosso do Sul e Maranhão.
O
Plano é excelente mais necessita da seriedade política e
administrativa das partes envolvidas a nível municipal, estadual e
federal para que se torne factível ainda mais que; não sabemos o
teor e forma do Conteúdo
Pedagógico e Didático que virá embutido no Plano..
Quando
se fala em Verbas para Educação a Midia e o Governo não explicam
ao cidadão comum que a gordura da verba é utilizada para pagamento
de fornecedores de alimentos, materiais, prestadores de serviços e
outras despesas. Sem se falar nos desvios de materiais, fraudes de
licitação e outras mazelas próprias do Estado Democrático. Desde
o Segundo Império e isto desgostava o Imperador D
Pedro II,
os políticos teimam em restringir as verbas para educação.
Ou
nos libertamos do colonialismo cultural e econômico do Primeiro
Mundo ou continuaremos
a ser por nossa incompetência colonizados pois só podem decidir
sobre nosso futuro os Políticos, os
Educadores
e os Empresários
nacionais.
Em
sendo assim, o Brasil para enfrentar os desafios do Momento Presente,
se igualar as Nações mais desenvolvidas, promover a justiça social
e garantir um Futuro para novas gerações, terá por defesa de nossa
Cidadania, resguardar as instituições brasileiras de pequeno, médio
e maior porte geradoras incontestes de posto de serviço e salários,
fortificar o mercado interno, investir na pesquisa, na produtividade
e distribuição de nossos produtos e DOBRAR OS INVESTIMENTOS EM
PROFESSORES, ALUNOS, EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS MAIS DENTRO DA SALA
DE AULA.
“”Se
a luz do conhecimento convencional não alumiar o que está no
abscôndito, use a Ciência Oaieme e o verá”.
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A
sucuri dorme mais precisa abrir o ôlho, pois gorda presa está bem a
sua frente; O Dragão Chinês.
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O olho que dizem que tudo vê, olha o Mundo e não me enxerga
pois no Ontem não era, no Hoje não é e no Amanhã nunca será. No
entanto Eu olho o Mundo e o olho que dizem que tudo vê: Eu o vejo e
o enxergo pois no Ontem Eu era, no Hoje Eu sou e no Amanhã sempre
serei porquê na Eternidade das Eternidades, Sou Um de D*E*U*S*.
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Eu vim, vi e venci e nem “eles” me viram nem tu me
viste.
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Um abraço a todos, até o próximo artigo e Inté.
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Independência ou Sorte. O Aedo do Sertão
**** Fim.
**** Fim.