sexta-feira, 15 de julho de 2022

A liderança abstrata

Os elefantes, pacientemente aguardam, que seus idosos e machucados se desloquem, para acompanhar o caminhar da manada.

Nos seus costumeiros deslocamentos em busca de alimentos, os lobos por prevenção, organizam os mais jovens, fortes e agressivos, na retaguarda da alcateia. Para garantir a segurança de seus idosos e doentes resguardando-os de possíveis ataques de predadores. Se algum deles, se pressupondo espera morte, a alcateia aí se estabelece até o desfecho dos acontecimentos.

O óbvio é que essas ações são encetadas por uma Liderança autêntica.

Os elefantes assim como os lobos, são multi pluralistas em suas ações em função do Bem comum. No entanto, sendo em função do Bem comum o ser humano é individualista em suas ações. Pois geralmente não participa nem contribui.

O agir em função do Bem comum, é algo exsudado das próprias leis da Criação ou da Natureza. Isto é, são Leis pétreas”.

O que pretendemos aqui, é analisar e compreender as atitudes de Professores(as) e Pais e Mães principalmente daqueles que são membros da Classe baixa ou mesmo do Povo descendente” no geral.

As relações entre Professores(as) e Pais e Mães por mais que pareçam serem amigáveis, são regidas pelo cinismo social que mascaram a a real opinião que a uma pessoa tem a respeito da outra”.

Não se trata aqui, de penalizar a personalidade de Professores(as) ou Pais e Mães mais, encontrar meios de como extirpar esta incomoda sarna” do Corpo do todo Social. Para isso devemos considerar quais são os porquês” que ensejam o acontecer dessas situações deveras desagradáveis e vivenciadas por Professores(as) e Pais e Mães no espaço da Escola. Conhecendo os respectivos porquês”, podemos considerar que o problema está resolvido, mais na dependência de ações das partes envolvidas.

O primeiro por que” talvez seja o de maior contundência nas relações entre as partes.

Por que” queiram ou não, quando uma pessoa assume seu cargo de Docente, na visão da Classe baixa e até mesmo na média e na dos ricos, ela vista como uma pessoa elitizada?”. A resposta é de que nessas Classes, as partições mais do que reais do Povo descendente brasileiro” foram educadas subliminarmente para serem subservientes, temerosos e complacentes com os desmandos da Governabilidade. Pelas Matrizes e Grades curriculares impostas ao Corpo docente nacional e pelos mecanismos de propaganda e disseminação de notícias, propriedades da Iniciativa privada nacional. Somando-se a isso, as incompatíveis políticas de educação e cultura impostas aos países abaixo da Linha do Equador notadamente o Brasil pela ONU, UNICEF, UNESCO, BANCO MUNDIAL E FMI. Isso faz com que se implante na mente e no coração do Pai e Mãe principalmente nos carentes, aquele sentimento profundo de inferioridade, no relacionamento com pessoas de peso maior no que sejam, conhecimentos e cultura.

O segundo “por que” é oriundo de duas Formas consciências antagônicas entre si. Por que” uma é a Aceitação de fatos, ações, coisas e desfechos” e a outra é a Não aceitação de fatos, ações, coisas e desfechos?”.

Vamos às explicações.

A primeira, embala a pessoa na apatia a tudo e no conformismo piegas. A segunda embala a pessoa no questionamento a tudo e no inconformismo agressivo.

Ao se observar um diálogo entre Professor(a) e um Pai ou Mãe de aluno, a partir da primeira proposição. Podemos notar o ar de humildade e conformismo da pessoa que com toda a observará o(a) docente como senhor(a) de todas respostas e soluções que lhe poderiam ser repassadas. Subliminarmente o(a) elege como um(a) Líder em potencial.

Ao se observar um diálogo entre Professor(a) e um Pai ou Mãe de aluno, a partir da segunda proposição. Podemos notar o ar de irreverência e inconformismo da pessoa que com toda a certeza observará o(a) docente como senhor(a) de todas respostas e soluções que lhe poderiam ser repassadas. Subliminarmente o(a) elege como um(a) Opositor(a) em potencial devido às condições sócio econômicas do país.

Nos dois casos, se o(a) Docente não administrar o diálogo com eficácia, a relação fica estremecida.

Note bem que não se está analisando apenas, o Pai e Mãe carente, mas também o número incontável de Pais e Mães da Classe média que perderam o poder aquisitivo nos últimos anos, e tiveram que recorrer à Escola pública tradicional para educarem os filhos.

O terceiro “por que

Por que” as gerações da década de 1970, 1980 e 1990 não tiveram o devido aporte de uma educação escolar"de qualidade para se tornarem Pais e Mães por excelência e ter a posse de uma Sã Cidadania?”.

No hoje, despreparados não sabem como encetar o diálogo franco com a Docência da Escola.

O quarto “por que

Por que” ao se encetar contatos ou diálogos, a Docência se apresenta com ares de “patrícios e “Pais e Mães com aspectos de plebeus?”

Aí vai à explicação:

A ciência oficial e mesmo os metafísicos, esoteristas, religiosos e pesquisadores outros, nunca deram uma resposta conclusiva do que sejam “as funções e disfunções do Inconsciente Coletivo Humano”.

O Inconsciente Coletivo é quem determina as ações dos membros de uma colmeia ou formigueiro. Será que também não determina o comportamento dos seres humanos?

Tendo como marco para raciocínios, a revolução — golpe de 1964, a partir dessa data, paulatinamente, a Docência brasileira gozando de altos salários e privilégios na Iniciativa privada, foi vista como uma “Elite” no seio da “Elite de descendentes”. Só que, um número incontável de Docentes continuou a lecionar na Escola pública.

Temos como claro e natural, que os(as) jovens docentes em contato com aqueles profissionais bem sucedidos, se sentiam inferiorizados. Principalmente aqueles(as) que não tinham condições de se aperfeiçoarem naquele momento.

Gradualmente porém, o Inconsciente Coletivo da Docência pública,” contagiado, passou a se expressar como o Inconsciente Coletivo da Docência privada.” administrando a postura social dos Professores(as) da Escola pública, até no hoje.

Porém, a partir da década de 1990 devido à situação sócio econômica do país, O Ensino privado passou a não ser o El dourado da educação. Pois, o lucro passou a ser o objetivo principal da Escola privada. Visto isto, a sua Docência foi perdendo ganhos e se equiparando em termos sociais a Docência pública. No entanto as duas continuaram postular seus aspectos comportamentais aristocráticos.

Essa aparência de patrício” do(a) Docente estremece a Mente e o Coração do Pai e Mãe plebeu” e até mesmo os de Classe média e a relação fica estremecida mesmo que eles não se deem conta da ocorrência. Pois quem determina as ações, é o Inconsciente Coletivo da Docência pública e o Inconsciente Coletivo de Pais e Mães.

Ainda, a partir do discorrido sobre o comportamento coletivo de elefantes e lobos, podemos julgar a respeito do comportamento individual e coletivo dos Seres humanos e, principalmente do seu Corpo docente. Que no caminhar pela estrada da vida, não esperam pelos retardatários e muito menos por aqueles que não conseguiram transpor os obstáculos. Significando isso, que o egoístico Individualismo determina as ações, que administram o Todo social.

O Todo social é administrado por um Sistema organizado por um Grupo ou mais de um Grupo harmônicos entre si. Se ações são efetivadas, resultados acontecem. Se os resultados acontecem será em função do Todo social. Não sendo em função do Todo social por certo, será em função do Sistema. Se o Sistema não é o contemplado, o desfrute dos resultados será de um Grupo ou Grupos harmônicos entre si, nos objetivos e interesses.

Inconsciente Coletivo”, é uma “Forma consciência” manipulável.

Ao nível de Brasil, como um Grupo ou Grupos organizam o Sistema, eles manipulam através do mesmo, usando processos subliminares mágicos"de acordo com seus interesses, tanto o Inconsciente Coletivo do Todo socialassim como o “Inconsciente Coletivo da docência brasileira” extirpando através dela o interesse da Docência pela formação de Grupos, Associações, Cooperativas e até mesmo a Cidadania.

Isso, para evitar uma aliança entre Docentes e Pais e Mães que resultaria inegavelmente, mais cedo ou tarde, na instituição sintomática de um Organismo, que a partir das bases, pleiteando, propondo, contra propondo e até se opondo participaria da governabilidade do país. Sendo isto o 4.° Poder da República ou qualquer estado de direito, que Platão ou os gregos não pressentiram.

Tais raciocínios, explicam a postura da Docência em relação a Pais e Mães.

Todavia, no seio da Docência brasileira, existem muitas pessoas atípicas” e os “atípicos” quando despertos, costumam contribuir para o deslanche social de seu país.

Os alquimistas, profetas, pensadores, magos e filósofos do passado não pressentiram e os do hoje não pressentem o que seja uma Liderança abstrata atuante”.

Os elefante e lobos possuem suas lideranças, talvez sejam abstratas, a partir de nossa visão. Porquê não usam a voz, a palavra falada e não usam a escrita. Limitam-se ao uso dos uivos, rosnares e a estridência dos gritos.

Mais o Ser humano pode usar sua voz, a palavra falada e escrita, livros, caneta e papel e sua insinuante postura de forma abstrata mais atuante.

O Professor(a) é uma Liderança abstrata não atuante mais pode ser atuante” e talvez não se apercebam disso. No hoje, compete ao Docente instruir, instar, sugerir, incentivar e mostrar a Pais e Mães a Reta e a Rota que a Sociedade deve trilhar rumo a um Futuro possível e realizável.

Os Pais e Mães brasileiros, não são elefantes nem lobos e não possuem “Lideranças físicas confiáveis”.

Então Professor(a), mãos a obra?

Tupã omogaraiba, yavvé ara catú omehê peeme!

(Deus vos abençoe e vos dê também tempos felizes)


Independência ou Sorte.


 

Competências da Escola e Comunidade

Tema muito importante e delicado para análises é  Competências da Escola e da Família.

Não existem comentários ou análises específicas sobre este tema em livros, monografias ou postagens na Internet. O que se pode encontrar são analises sobre as Competências do Corpo gestor, Corpo docente ou Corpo técnico de uma Escola. Assim como as Competências destes membros da Escola atuantes são analisados, os membros que constituem uma Família também o devem ser, os Pais, Mães e Parentes.

A soma das Competências dos membros de uma Escola é uma Competência maior cujos atributos e diretrizes, é repassar e assegurar ao aluno o acesso e conhecimento do que seja as Ciências exatas, a Historia geral, o Idioma, a Cultura e os Conhecimentos gerais. Tais Formas consciências na área da Educação escolar são aplicadas e determinadas pela Matriz curricular e pela Grade curricular e definidas pela Gestão educacional do país.

Logo, a Competência da Escola é preparar o aluno para exercer o domínio dessas Formas consciências e aplicar o conhecimento adquirido, nas suas atividades profissionais, artísticas, culturais, científicas, inventivas e sociais.

A soma das Competências dos membros de uma Família é uma Competência maior cujos atributos e diretrizes, é repassar e assegurar aos Filhos o acesso ao conhecimento do que seja a Ética, a Moral, a Razão, o Amor e os Conhecimentos gerais sobre as relações sociais. Tais Formas consciências na área de Educação familiar são determinadas pela Matriz cultural da sociedade e definidas e aplicadas ou não pela Gestão educacional de Pais e Mães.

Logo, a Competência da Família é preparar os Filhos para exercer o domínio dessas Formas consciências e aplicar o conhecimento adquirido, nas suas atividades profissionais, artísticas, culturais, científicas, inventivas e sociais.

Entendemos então que a Competência da Escola é uma e a da Família é outra na educação da Juventude pátria.

A falta de conhecimento sobre o Tema em questão, faz com que questionamentos surjam e atritos aconteçam entre Professores(as) e Pais e Mães. Principalmente por parte de Pais e Mães, desprovidos da necessária educação escolar” e dos conhecimentos mínimos, do que seja uma organização familiar.

Nas reuniões entre Professores(as) e Pais e Mães, este Tema deveria ser amplamente discutido e explicado aos presentes.

Mais porque parte de Pais e Mães, no hoje” estão desprovidos da necessária educação escolar e dos conhecimentos mínimos, do que seja uma organização familiar.

É muito fácil dar uma resposta adequada a esta indagação.

Em 02/12/1961 é sancionada a Lei de Diretrizes e Bases como a Lei n° 4.024 que veio efetivamente destroçar a já fragilizada Escola Pública Brasileira.

O Senado se mostrou insensível aos reclamos dos democratas que defendiam a intocabilidade do que fosse pertinente a Escola Pública, notadamente quanto as suas verbas mais cederam as pressões da elite do Rio de Janeiro e das Instituições Religiosas. Pela Lei, o Senado pôde elevar para 12% os recursos federais destinados ao ensino mais reservou 30% desse total para o ensino privado. Diz o § 3° do Art. 92, aprovado pela Câmara Alta, “que na distribuição dos 30% aos estabelecimentos particulares será assegurada preferencia para bolsas de estudo, subvenções e financiamentos aos mantidos sem fins lucrativos, as escolas missionarias, as pioneiras e as especiais, cabendo ao Conselho fixar os conceitos dessas categorias”.

Com gordas verbas à mão, a Iniciativa privada de educação pôde contratar com altos salários “as inteligências e cabeças pensantes” da Escola pública nacional.

Desse duro golpe, a Escola pública nacional até no hoje, não se refez.

Com a Matriz e a Grade curriculares elaboradas pelo pensamento de cunho ideológico(no socialismo, comunismo e regimes de exceção, as ações são símiles), verbas escassas, docentes carentes de atualização profissional e a premência de insumos fizeram com que a Escola pública nacional, nas décadas posteriores aos Idos de 1964 não pudesse contemplar a Cidadania com uma "educação escolar"de qualidade.

Então, as gerações da década de 1970, 1980 e 1990 não tiveram o devido aporte educacional para se tornarem Pais e Mães por excelência.

Por isso, é muito importante que Professores(as) nas reuniões com Pais e Mães os instem a lerem, a estudarem na medida do possível, a se interessarem realmente quanto ao desenvolvimento de seus filhos e tomando consciência de que os Professores(as) não são Babás, mais sim, Educadores.

A Competência da escola através do seu Corpo docente, é educar o aluno no saber e de como aplicar os conhecimentos adquiridos pelo Ser humano até no hoje.

A Competência da Família é educar os filhos no saber e de como aplicar os conhecimentos dos Conceitos comportamentais que regem as ações e relações no seio da Sociedade.

Se Professores(as) e Pais e Mães se conscientizarem dos teores destes parágrafos, com certeza, em sua Comunidade estará desabrochar uma Nova Ordem Social.

Tupã omogaraiba, yavvé ara catú omehê peeme!

( Deus vos abençoe e vos dê também tempos felizes)


 

A causa maior

A   Associação está instituída e agora, como começar a agir?   O que fazer e como fazer?

As ações iniciais são simples e de fácil execução.

A primeira ação é o Presidente e no mínimo três Diretores comunicarem ao Corpo gestor da Escola referência, por uma visita, a existência da Associação. Nessa ocasião, devem repassar ao Corpo gestor da Escola uma cópia dos Estatutos da Associação.

Neste encontro, o Líder explanará sobre o objetivo principal da Associação, elevar o padrão social da comunidade. Propiciando a Pais e Mães acesso a informações que elevem seus conhecimentos, por cursos, palestras, encontros e práticas coletivas de aprendizado. Além disso, o trabalho de conscientização sobre a necessidade da Escola, seu Corpo gestor. Corpo docente e Corpo técnico receberem da Comunidade o devido reconhecimento e respaldo as suas expectativas materiais e profissionais.

Por serem funcionários da Governabilidade do Município, do Estado ou da Nação, o Corpo gestor, Docente e Técnico sempre terão dificuldades em resolver as questões de carências pontuais da Escola. Mais a Associação por ser independente e por ter personalidade jurídica, poderá pleitear, propor, contra propor e até se opor a Governabilidade do Município, Estado ou da Nação em função do Bem comum da Escola e da Comunidade.

Nessa ocasião, pode-se ventilar quais as carências do momento em que a Associação pode ajudar ou contribuir com a Escola.

Essas, são as ações básicas entre a Associação e a Escola.

Efetivado o contato com a Escola, deve-se contatar as autoridades Municipais da região e como sempre levando uma cópia dos estatutos. Terminado os contatos, o Presidente e pelo menos três Diretores devem ir à Secretaria Municipal de Educação, apresentar a Associação e aproveitando o momento, indagar sobre possíveis projetos que podem ser implantados na Comunidade.

Sendo a escola estadual, os procedimentos serão os mesmos.

Durante algum tempo(6 meses) a Associação não deve pedir nem pleitear nada a Escola, porém é de bom-tom, por vezes, (mensalmente). Presidente ou Diretores visitarem a Escola para se inteirarem se existe alguma carência ou expectativa da mesma, que possam sanar ou prestar solidariedade.

A confiabilidade entre as partes deve ser cultivada principalmente pela Associação que deve demonstrar o respeito ao espaço escolar”, ao seu Corpo gestor e ao Docente e Técnico. A confiabilidade é como uma flor. É preciso regar e cuidar da planta para que as flores desabrochem.

No hoje, as pessoas são muito cruas e duras emocionalmente. Podem até questionar os teores dos parágrafos, principalmente este último considerando-o utópico. Sem a pretensão que esta pergunta tenha um embasamento parnasiano indagamos: — Quem pode refutar os teores ou valores do parágrafo anterior?

A política de relacionamento da Associação com a Escola é diferenciada da política de relacionamento com a Iniciativa privada da comunidade. Este relacionamento, deve ser arquitetado com muita cautela. Pois, a rejeição a uma instituição associativa na comunidade, se baseia na visão do comerciante ou industrial nas possibilidades de se defrontar com um Líder corrupto. Por isso, é importante para a Associação que suas Lideranças atentem para este problema e se preparem para desfazer essa imagem negativa de um Líder. Pois, é lugar-comum tanto entre a Iniciativa privada nos bairros como entre os próprios moradores, dúvidas a respeito da honorabilidade da Gestão pública assim como das Lideranças comunitárias.

Muitas referencias são conduzidas, nas aulas do Curso de desenvolvimento pessoal e Formação de Lideranças, em relação aos Protocolos do 4°Poder. Tais Protocolos são leis, normas, regras e diretrizes básicas, que norteiam o comportamento tanto individual como coletivo em função do Bem comum. Que deveras vão influenciar o deslanche de uma Causa Maior, a edificação da Cidadania, a Causa Crística por excelência.

Tupã omogaraiba, yavvé ara catú omehê peeme!

( Deus vos abençoe e vos dê também tempos felizes)


Independência ou Sorte.