sexta-feira, 8 de julho de 2022

A Escola, os Líderes, a Comunidade

Presumindo que a Associação de Pais e Mães e alunos da Comunidade Nova Era, já está constituída e sua Diretoria atuante, havemos de julgar a respeito de sua atuação bem como da Liderança maior, seu Presidente.

Tanto o Presidente como a Diretoria devem ter em mente que a Associação de Pais e Mães é um átomo unidimensional de uma molécula gigante, o Brasil e símile a ela.

Os problemas que afligem o Brasil, são os mesmos que afligem a Instituição e a Escola pública inserida na Comunidade. Logo, o Presidente e Diretores devem saber como se processa a Governabilidade da nação e quem direta ou indiretamente interfere em suas ações ao nível nacional.

A profunda desigualdade de renda e baixo grau de mobilidade social no país, é causada pela “Elite descendente” gestora da renda e das riquezas, ou seja “os bens materiais e imateriais” da nação. Além disso “influem de maneira concreta ou abstrata, subliminarmente, no deslanche da Governabilidade do país”.

Queiram ou não, as “Elites descendentes”, a Governabilidade, intelectuais e a sociedade, o Brasil é um país “plutocrático e e determinados aspectos, CORRUPTOCRÁTICO”.

Visto isto, de uma maneira geral mais se referindo apenas a Associação de Pais e Mães, referência a Escola Nova Era, seu Presidente e Diretores devem estar conscientes que qualquer, reivindicação, proposição, contra — proposição ou pleito, esbarrará no obstáculo burocrático da Governabilidade. Tais obstáculos, são administrados por funcionários, chefes, diretores, executivos, assessores e secretários do escalão maior.

A maioria dos funcionários são oriundos da Classe baixa. Chefes, diretores, assessores, alguns são da Classe baixa mais a maioria pertence à Classe média e a dos ricos. Executivos e secretários, alguns são da Classe media, mas, a maioria pertence à Classe dos ricos e a “Elite de descendentes”.

A organização funcional de uma secretaria estadual ou municipal se constitui de:

O secretário estadual de:

O secretário municipal de: e seu respectivo quadro de funcionários.

Tais secretários, em sua maioria, são membros da Elite de descendentes”.

Os pedidos menores que podem ser feitos em função da Escola às vezes podem ser resolvidos por funcionários, chefes ou assessores. Mais um pedido maior, como reformas, compra de insumos ou complementação do Corpo docente e técnico, exige umapaciência diplomática” e muita determinação por parte da Associação de Pais e Mães e sua diretoria para conseguir o pretendido.

As relações ou interações com o Corpo gestor da Escola, seu Corpo docente e Corpo técnico devem primar pela paciência diplomática”. Entendendo-se que, questões pontuais entre Pais e Mães devem ser dirimidas em função do Bem comum.

Lembrando que o espaço da Escola não pode ser “invadido” e a autoridade do Corpo gestor e Corpo docente não podem ser questionados.

O vivenciar relações, interações e questões pontuais entre a Escola e Pais e Mães com lucidez, por certo, embasará a evolução social da Comunidade.

As Lideranças da Instituição, devem em princípio, apresentar resultados concretos de ações desenvolvidas, para que gradualmente, a Comunidade os reconheças como autenticas Lideranças. No entanto, é de bom-tom não fazerem alarde de suas competências. Isso mais cedo ou tarde a Comunidade enxergará.

Constituída a Instituição e se suas Lideranças agindo ativas, muitas ações de reais teores poderão ser encetadas.

Queiram ou não, a Associação de Pais e Mães em uma Comunidade, é uma espécie de Mútua Crística. Mais para se instituir uma Mútua Crística é necessário um Mestre, Apóstolos, Discípulos e Simpatizantes.

Mestre ou Simpatizante. Apóstolo ou Discípulo como pretendes atuar em função do Bem comum?

Muitos serão chamados, mais poucos serão escolhidos”.

Isso é uma afirmação que ficou soterrada nos escombros do ontem, no Passado.

No hoje,

Deus não escolherá ninguém, pois chamará a Todos. Sob a égide de tua Certeza, escolhe a ti mesmo e se apresente, pois, a Fé jamais te apresentará a Deus”(JB da Silva).


Tupã omogaraiba, yavvé ara catú omehê peeme!

( Deus vos abençoe e vos dê também tempos felizes)


Independência ou Sorte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique ou dê sugestões