sexta-feira, 15 de julho de 2022

Competências da Escola e Comunidade

Tema muito importante e delicado para análises é  Competências da Escola e da Família.

Não existem comentários ou análises específicas sobre este tema em livros, monografias ou postagens na Internet. O que se pode encontrar são analises sobre as Competências do Corpo gestor, Corpo docente ou Corpo técnico de uma Escola. Assim como as Competências destes membros da Escola atuantes são analisados, os membros que constituem uma Família também o devem ser, os Pais, Mães e Parentes.

A soma das Competências dos membros de uma Escola é uma Competência maior cujos atributos e diretrizes, é repassar e assegurar ao aluno o acesso e conhecimento do que seja as Ciências exatas, a Historia geral, o Idioma, a Cultura e os Conhecimentos gerais. Tais Formas consciências na área da Educação escolar são aplicadas e determinadas pela Matriz curricular e pela Grade curricular e definidas pela Gestão educacional do país.

Logo, a Competência da Escola é preparar o aluno para exercer o domínio dessas Formas consciências e aplicar o conhecimento adquirido, nas suas atividades profissionais, artísticas, culturais, científicas, inventivas e sociais.

A soma das Competências dos membros de uma Família é uma Competência maior cujos atributos e diretrizes, é repassar e assegurar aos Filhos o acesso ao conhecimento do que seja a Ética, a Moral, a Razão, o Amor e os Conhecimentos gerais sobre as relações sociais. Tais Formas consciências na área de Educação familiar são determinadas pela Matriz cultural da sociedade e definidas e aplicadas ou não pela Gestão educacional de Pais e Mães.

Logo, a Competência da Família é preparar os Filhos para exercer o domínio dessas Formas consciências e aplicar o conhecimento adquirido, nas suas atividades profissionais, artísticas, culturais, científicas, inventivas e sociais.

Entendemos então que a Competência da Escola é uma e a da Família é outra na educação da Juventude pátria.

A falta de conhecimento sobre o Tema em questão, faz com que questionamentos surjam e atritos aconteçam entre Professores(as) e Pais e Mães. Principalmente por parte de Pais e Mães, desprovidos da necessária educação escolar” e dos conhecimentos mínimos, do que seja uma organização familiar.

Nas reuniões entre Professores(as) e Pais e Mães, este Tema deveria ser amplamente discutido e explicado aos presentes.

Mais porque parte de Pais e Mães, no hoje” estão desprovidos da necessária educação escolar e dos conhecimentos mínimos, do que seja uma organização familiar.

É muito fácil dar uma resposta adequada a esta indagação.

Em 02/12/1961 é sancionada a Lei de Diretrizes e Bases como a Lei n° 4.024 que veio efetivamente destroçar a já fragilizada Escola Pública Brasileira.

O Senado se mostrou insensível aos reclamos dos democratas que defendiam a intocabilidade do que fosse pertinente a Escola Pública, notadamente quanto as suas verbas mais cederam as pressões da elite do Rio de Janeiro e das Instituições Religiosas. Pela Lei, o Senado pôde elevar para 12% os recursos federais destinados ao ensino mais reservou 30% desse total para o ensino privado. Diz o § 3° do Art. 92, aprovado pela Câmara Alta, “que na distribuição dos 30% aos estabelecimentos particulares será assegurada preferencia para bolsas de estudo, subvenções e financiamentos aos mantidos sem fins lucrativos, as escolas missionarias, as pioneiras e as especiais, cabendo ao Conselho fixar os conceitos dessas categorias”.

Com gordas verbas à mão, a Iniciativa privada de educação pôde contratar com altos salários “as inteligências e cabeças pensantes” da Escola pública nacional.

Desse duro golpe, a Escola pública nacional até no hoje, não se refez.

Com a Matriz e a Grade curriculares elaboradas pelo pensamento de cunho ideológico(no socialismo, comunismo e regimes de exceção, as ações são símiles), verbas escassas, docentes carentes de atualização profissional e a premência de insumos fizeram com que a Escola pública nacional, nas décadas posteriores aos Idos de 1964 não pudesse contemplar a Cidadania com uma "educação escolar"de qualidade.

Então, as gerações da década de 1970, 1980 e 1990 não tiveram o devido aporte educacional para se tornarem Pais e Mães por excelência.

Por isso, é muito importante que Professores(as) nas reuniões com Pais e Mães os instem a lerem, a estudarem na medida do possível, a se interessarem realmente quanto ao desenvolvimento de seus filhos e tomando consciência de que os Professores(as) não são Babás, mais sim, Educadores.

A Competência da escola através do seu Corpo docente, é educar o aluno no saber e de como aplicar os conhecimentos adquiridos pelo Ser humano até no hoje.

A Competência da Família é educar os filhos no saber e de como aplicar os conhecimentos dos Conceitos comportamentais que regem as ações e relações no seio da Sociedade.

Se Professores(as) e Pais e Mães se conscientizarem dos teores destes parágrafos, com certeza, em sua Comunidade estará desabrochar uma Nova Ordem Social.

Tupã omogaraiba, yavvé ara catú omehê peeme!

( Deus vos abençoe e vos dê também tempos felizes)


 

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